Pular para o conteúdo principal

Trânsito De Ideias | Espectro Aspie






Seja entre amigos de longa data ou desconhecidos, uma boa conversa amigável é sinal de uma interação social saudável, no entanto, quando uma das partes acaba por tomar o monopólio da conversa para si, temos um problema em mãos.


Uma conversa é uma troca de informações e experiências onde ambas as partes envolvidas têm direito a contribuir para o bom andamento da mesma, pois não se trata de uma competição a respeito de quem fala mais, mas sim de um esforço colaborativo.


E como numa via de mão dupla, se algum motorista desavisado cometer um erro, ambos os lados pagam o preço.

 


Pagando Pedágio

 




Umas das características mais marcantes dos autistas, o hiperfoco é aquele interesse especial que nos faz esquecer quase tudo em prol de mais conhecimento a respeito de nossa mais nova obsessão.  


Assim como indivíduos neurotípicos, amamos compartilhar tal conhecimento com as pessoas a nosso redor, jorrando nelas uma tonelada de dados e curiosidades a respeito do tal interesse, mesmo que nossos ouvintes não tenham pedido por tal aula.


O imaginário popular associa a palavra “autismo” á uma série de estereótipos datados, sendo um deles o mito do “autista tímido”.

 

Geralmente tal estereótipo é acompanhado de outros, como a pele branca, a inteligência acima da média e uma classe social vantajosa.

 

E ao contrário do que o imaginário popular prega, autistas podem SIM ser muito comunicativos e verbais, o que não é um problema em si, mas acredito que falar muito não significa falar bem.


Adaptar nosso discurso à ocasião se torna um grande problema quando estamos no auge de nosso interesse em relação a algum tema específico, pois sentimos uma vontade quase que incontrolável em compartilhar nosso conhecimento com o mundo, o que pode acabar com conversas até então amigáveis e, caso tal situação não seja contornada a tempo, pode estender seu poder destrutivo às amizades.

 


Vias Expressas

 





Amamos falar sobre nosso interesse especial: cada hiperfoco novo significa um mundo de informações novas e muito interessantes e nos sentimos muito bem quando podemos compartilhá-las com as pessoas, especialmente nossos amigos.


Para os autistas tímidos, representa uma rara oportunidade de finalmente conversar livremente a respeito de algo que realmente gostamos e não ser arrastado a mais uma conversa que não nos interessa nem um pouco.


Interromper nossas “aulas” a respeito de algum hiperfoco de nosso interesse seria como ser censurado nos raros momentos onde nos sentimos livres das amarras sociais.


Por isso entendemos mais do que ninguém o quão ruim é ser obrigado a participar de uma conversa nem um pouco agradável, logo, em vez de mudar o assunto e interromper um autista em seu raro momento de expressão, porque não buscar um meio-termo?


Tente direcionar a conversa por um caminho que complemente o assunto sendo abordado por ele, por exemplo: se ele estiver em um monólogo a respeito de “trens”, experimente falar sobre alguma experiência sua envolvendo o assunto.


Você ficaria surpreso com o tanto de coisas “obscuras” e incríveis que você também sabe e não fazia idéia que conhecia.

 

Trânsito Seguro

 

De segunda a sábado, o trânsito nas grandes cidades brasileiras promove uma série de eventos que renderiam ótimas reflexões a respeito da natureza humana:


Buzinas de todo tipo formam uma sinfonia de “bips” típica das manhãs de segunda-feira, onde todos os presentes saíram de seus respectivos Pontos A buscando chegar a seus Pontos B a tempo, no entanto, se encontram presos entre as duas letras de um alfabeto rico em letras.

 

Tais letras acabam por usadas na confecção de todo tipo de palavras, geralmente buscando convencer algum viajante do ponto A ir tomar algo em algum lugar no Ponto C.

 

E como no trânsito caótico das cidades brasileiras, nossas conversas podem acabar sendo poluídas pela falta de educação no trânsito de palavras cotidiano. 


Em outra semelhança com o trânsito municipal, as conversas entre neurotípicos e autistas podem criar verdadeiros “engarrafamentos de ideias” onde ninguém consegue sair do ponto A em direção à B de forma natural e eficiente.


Neurotípicos tem o “dom” de direcionar conversas como ninguém, use esse poder para ajudar seu amigo aspie a encontrar o caminho das pedras rumo a uma conversa agradável para ambos.

 

No trânsito de idéias que percorrem as avenidas verbais, a educação e bom-senso salvam tempo perdido no engarrafamento de conversas sem rumo (e algumas idas ao Ponto C).


Em muitos casos, também evita atropelamentos.

pessoa-atropelada-por-carro
Image by rawpixel.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seu Nome Nas Estrelas | Espectro Aspie

  ❝ Naquele dia, quando as estrelas caíram, era como se fosse uma cena de um sonho. Nada mais, nada menos que uma bela vista.  ❞ Chuva de Caracteres   É incrível como consigo redigir textões de duas, três mil palavras sem pestanejar. Infelizmente, tanto o Deus Google como as redes sociais parecem odiar qualquer coisa que se atreva a ultrapassar tal limite astronômico de caracteres. Vez ou outra se vê alguns poucos textões dando as caras nos trending topics , no entanto, tal evento é tão raro quanto à chuva de meteoros acontecendo no momento em que tal pergaminho é redigido. E um dos requisitos básicos para um determinado texto sair da sarjeta digital e rumo ao topo dos feeds é falar como pessoa, para pessoas. Considerando que tais textos são humanos, logo, podemos inferir que os mesmos estão sujeitos aos mesmos vícios, fraquezas e corrupções que um ser humano médio enfrenta ao longo de sua curta vida in útil. E na era digital, textos não têm uma expectativa de vida j

O Quarto dos Dinossauros | Espectro Aspie

O ano era 2005 e dinossauros aterrorizavam uma pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul. Grupos de Velociraptors , astuciosos e sedentos por sangue, perseguem transeuntes desesperados pelas ruas da cidade enquanto um imponente T-Rex destroe qualquer coisa que ousasse interromper sua marcha destrutiva. Gritos de terror e “I Wanna Rock!”  se misturavam numa sinfonia infernal onde monstros jurássicos dançavam juntos enquanto dilaceravam suas vitimas indefesas. Em meio a tamanho caos, um pequeno garoto presenciava tal ato com um sorriso típico de vilões de James Bond . Assim como os algozes do espião britânico, o garoto parecia se deleitar com o caos e carnificina alheia. Mas parecia faltar algo, alguma coisa que desse mais “sabor” ao massacre de civis. “Sangue!” , pensou nosso aprendiz de vilão. A grande carnificina teria de ser pausada por alguns instantes. Com postura e velocidades de um Raptor , o garoto parte rumo à cozinha em busca de algo que pudesse dar vida à